Jimmy

qualificação não é diploma. e talento, conta?

2 comentarios

O senado aprovou que seja novamente exigido o diploma de Jornalista para que alguém possa atuar neste ofício.

Se a gente partir do pressuposto que um portador de diploma de nível superior foi de fato bem preparado pra exercer aquela profissão podemos dizer que ele é extremamente importante.

Porém, em alguns contextos – não apenas no jornalismo –  não é isso que acontece e pessoas com os mais diferentes backgrounds podem exercer um trabalho com mais brilhantismo do que alguém que formou-se naquele curso Universitário. É importante frizar também que em algumas áreas pode-se obter treinamento e qualificação por outros caminhos que não o 3º grau, como também em algumas carreiras o dom e a habilidade para desenvolve-lo e utiliza-lo são essenciais – e muitas vezes pessoas com diploma não o possuem!

Imagine-se como o dono de uma empresa. Quem você contrataria…

…para dar aulas de Inglês na sua escola de idiomas:

alguém com total proficiência no idioma e talento para lidar com pessoas OU um formado em Letras com certa experiencia mas inglês meia boca ?

…para apresentar um programa na sua televisão:

alguém com carisma e boa performance perante as câmeras OU alguém formado em rádio e TV, com experiência em rádio e sem carisma algum?

…para ensinar em seu curso de culinária:

um chef experiente e reconhecido por seu trabalho OU alguém com Doutorado em Gastronomia que nunca trabalhou em restaurante?

…como designer em sua agência de publicidade:

um autodidata com talento inquestionável OU alguém formado em Design com técnica perfeita mas pouca criatividade?

As situações descritas acima acontecem hoje o tempo inteiro. E pense bem: seria bom ter como opção apenas profissionais do segundo tipo (no caso, com nível superior e pouca habilidade real)?

É óbvio que existem milhares de profissionais com diploma E talento por aí  e podem ter certeza que eles já estão em bons empregos, com reconhecimento e remuneração razoável ou estarão. A nossa economia tem avançado muito em todas as áreas e a demanda por certos tipos de profissionais é tão grande que apenas os bons e formados não dão conta. É aí que entram os sem diploma algum ou com formação a nível superior em outras áreas diferentes das que atuam. Por isso tem muito engenheiro dando aula de Inglês, bióloga apresentando programa de TV e excelentes designers que nunca pisaram em uma faculdade de Artes ou qualquer outra. E eles não tiram emprego de talentosos recém formados, mas dos diplomados sem qualquer talento para a profissão que escolheram.

E o que é talento? Algo muito subjetivo. É claro que ele pode e deve ser trabalhado, mas um curso universitário não é a única opção.

Não estou falando contra o estudo ou a qualificação (que, outra vez, pode vir de diversas formas).  O que não faz sentido é alguém ter que ter feito Publicidade e Propaganda para escrever um jingle ou Artes Cênicas para estrelar uma novela. O grande problema em exigir o diploma para o exercício de uma profissão é a obrigação que existirá em contratar maus profissionais.

É exatamente isso que acontece quando o diploma é exigido. A demanda hoje é tanta que qualquer um com o papel emoldurado e pregado na parede é empregado. Ou você nunca foi em um médico que lhe atendeu mal e não foi capaz de resolver seu problema? Ou teve um professor de Inglês no segundo grau que mal sabia pronunciar as palavras no idioma e dava uma aula mixa?

No final das contas o que faz a diferença é o conhecimento, o talento, a atitude e a postura do profissional. E estas coisas não vem com certificado algum, mesmo que alguns as tragam junto com o mesmo.

Anuncios

2 pensamientos en “qualificação não é diploma. e talento, conta?

  1. adorei o texto, Jimmy… vou compartilhar. 😉

  2. valeu, Gabi! 🙂

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s